Pessoas que nos inspiram

Nelson Mandela

"Eu sonho com uma África em paz consigo mesma"

Nelson Rolihlahla Mandela foi advogado, ativista anti-apartheid, político e filantropo sul-africano que presidiu seu país de 1994 a 1999. Ele foi o primeiro presidente negro que liderou o Poder Executivo e o primeiro a ser eleito por sufrágio universal em seu país. Em 1993 ele recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Seu trabalho pacificador através da Comissão de Reconciliação e Verdade, visando curar as feridas sociais produzidas pelo regime do apartheid é um dos seus legados mais importantes ao instalar a figura da Justiça Reparativa.

Ao longo de sua vida, ele procurou materializar esse sonho em uma África tumultuada que enfrentou, entre outros problemas, o regime atroz do apartheid. Ele lutou de seu assento como o líder do Congresso Nacional Africano contra a segregação racial que oprimia 80% da população negra da África do Sul, confinada a bairros, transporte, educação e saúde diferenciado de 20% da população branca, e foi sustentada por Violência do Estado.

Nesse contexto de luta, Mandela ficou preso por 27 anos. Após sua libertação, ele se tornou o primeiro presidente negro democraticamente eleito na África do Sul. Um de seus principais ensinamentos foi uma justiça restaurativa para todos, curando feridas, deixando para trás o passado e conduzindo o país para o futuro. m seu discurso de posse, Mandela disse: "Chegou a hora de fechar as feridas. O momento de fechar a lacuna dos abismos que nos dividem. O tempo para construir está sobre nós ".

Depois de alcançar a Comissão de Verdade e Reconciliação, presidida pelo Arcebispo Desmond Tutu, cujo objetivo era reconstruir o tecido social devastada pelo regime do apartheid estabelecida. Este modelo de justiça consistia em duas partes: em primeiro lugar, as vítimas relataram as experiências dos horrores que tinham sofrido nenhum assédio ou perguntas por advogados, e, por outro, a confissão dos autores, que, por sua vez arrependimento e a anistia, eles relataram seus crimes.

A Justiça Reparadora não busca punição, mas sim curar as relações rotas, reabilitando tanto a vítima quanto o vitimizador.

A voz das vítimas liderou o processo, permitindo-lhes tomar a iniciativa, recuperar sua dignidade e tomar conta de suas vidas.


Pensamentos Inspiradores por Nelson Mandela:

"Quando saí pela porta da minha liberdade, sabia que, se não deixasse para trás toda a raiva, o ódio e o ressentimento, eu ainda seria um prisioneiro."

"Coragem não é a ausência de medo, mas o triunfo sobre ele. O bravo não é aquele que não sente medo, mas aquele que o conquista ".

"A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo"